quinta-feira, maio 15, 2008

BV como garantia no segmento de mídia (Rádio, TV, Jornal)

No meio publicitário uma garantia adicional de que se pode dispor é o desconto ou retenção de valores de BV de uma determinada agência, no caso de inadimplência ou atraso no pagamento por parte de seus clientes. A operacionalização deste desconto ou retenção deveria, em princípio, estar respaldada por cláusulas do contrato ou equivalente assinado entre o veículo e a agência plena, quando esta atua como intermediária de determinado cliente.

BONIFICAÇÃO DE VOLUME - BV. Plano de incentivo / bônus sob forma de desconto, crédito (ou pagamento) concedido em favor de uma agência de publicidade, por ato de liberalidade do veículo (normalmente regido por um contrato ou carta acordo), em função dos investimentos publicitários por ela carreados ao longo de determinado período.
Pode combinar critérios quantitativos (investimento e crescimento) e qualitativos (diversificação da carteira, pontualidade na entrega das autorizações e dos pagamentos, investimentos sazonais, etc.). Destinado a estimular o desenvolvimento e a fidelidade da agência em relação ao veículo, em regra não pode ser transferido aos clientes.

Referências sobre o assunto usadas acima:
http://www.gppcom.com.br/midia/index.php?op=dicionario&id=2
http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?materia=245814&q=1
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/03/15/a-bonificacao-por-volume-e-o-lucro-das-agencias/